Pesquisa
Linhas de Pesquisa
1. Perspectivas curriculares contemporâneas para o ensino de ciências exatas
Descrição:
Fazem parte dessa linha de pesquisa estudos de diferentes perspectivas curriculares e de formação de professores voltadas ao ensino de ciências e matemática, alfabetização científica, etnomatemática e etnociência, bem como estudos que envolvam as relações entre os fundamentos filosóficos, epistemológicos, sociológicos, culturais e históricos da ciência e a Educação em Ciências e da Educação Matemática.
Professores:
2. Ensino e aprendizagem em ciências exatas
Descrição:
Fazem parte dessa linha de pesquisa estudos de processos de construção de saberes docentes e discentes relacionados às ciências exatas, metodologias de ensino e recursos didáticos tais como aulas práticas e de laboratório de ensino, experimentos e atividades lúdicas, bem como estudos que envolvam o uso da informática, a construção de materiais e tecnologias para o ensino e aprendizagem de ciências exatas.
Professores:
Grupos de Pesquisa
Grupo de Pesquisa Comunidades Aprendentes em Educação Ambiental, Ciência e Matemática - CEAMECIM
https://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/3882372347797385
Criado em 1982, o CEAMECIM tem vinculado suas ações ao ensino, à extensão e à pesquisa educativa, no Ensino de Ciências e Matemática, em especial nas linhas de pesquisa "Formação de Professores" e "Inovação Curricular". Suas atividades, tendo por base concepções de reflexão-dialógica-crítica, cooperação, educação pela investigação e pesquisa-ação, têm atingido de forma ampla o Sistema de Educação Básica do cordão litorâneo do Rio Grande do Sul. A partir de 1998, pesquisadores/as do CEAMECIM passaram a atuar no Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental da FURG, a partir de 2008 no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e a contar de 2019 no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Exatas. Com forte implicação na formação de professores de Ciências, ao assumir a importância da investigação desde a sala de aula como um eixo integrador do currículo escolar, o objetivo do grupo é também pesquisar a ambientalização dos professores de Ciências e Matemática, e modelos de formação inicial e continuada de professores.
Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa em Educação em Ciências – NIPEC
http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/5529941365518470
O presente grupo agrega pesquisadores de diferentes áreas dispostos em duas linhas de pesquisa, tendo como objetivo comum investigar questões inerentes às práticas educacionais do campo das Ciências e da Matemática, tanto no que tange à área do conteúdo disciplinar, quanto à área pedagógica. Desta forma, os integrantes das linhas de pesquisa Práticas e discursos da Educação em Ciências e Matemática e Desenvolvimento de materiais e tecnologias em Ciências e Matemática, trabalham no sentido de desenvolver estudos e pesquisas voltados ao campo do Ensino, buscando estruturar investigações de cunho interdisciplinar e que envolvam graduandos e pós-graduandos, professores da Educação Básica e Superior, bem como, pesquisadores interessados.
Macroprojetos Estruturantes do PPGECE
Atualmente o Mestrado em Ensino de Ciências Exatas possui dois Macroprojetos de Pesquisa Estruturantes divididos por linhas de pesquisa, coordenados pelas docentes representantes de cada linha:
Macroprojeto associado à linha 1: Perspectivas curriculares contemporâneas para o ensino de ciências exatas
Título do Projeto: Perspectivas curriculares e formativas contemporâneas para o ensino de ciências exatas
Descrição: Este macroprojeto tem como objetivo central problematizar as perspectivas curriculares e formativas para o ensino de ciências exatas em espaços formais e não formais de ensino, partindo de um escopo teórico filosófico, epistemológico, sociológico, cultural e históricos da ciência e da Educação em Ciências e Educação Matemática. Integrando teoria e prática, visa promover a compreensão dos entrelaçamentos entre ensino de ciências exatas, alfabetização científica, etnomatemática e etnociência. Neste sentido, o macroprojeto contempla estudos interdisciplinares que buscam identificar, caracterizar, analisar, compreender, problematizar, inovar e publicizar distintas perspectivas curriculares e formativas. O macroprojeto articula as investigações desenvolvidas pelos pesquisadores pertencentes à linha de pesquisa Perspectivas curriculares contemporâneas para o ensino de ciências exatas, do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Exatas, da Universidade Federal do Rio Grande.
Início: 01/08/2023
Natureza: Pesquisa
Membros do Projeto:
Profa. Dra. Fernanda trombetta da Silva (coordenadora)
Prof. Dr. Charles dos Santos Guidotti
Profa. Dra. Halana Garcez Borowsky
Profa. Dra. Patrícia Ignácio
Profa. Dra. Suelen Assunção Santos
Prof. Dr. João Batista Siqueira Harres
Prof. Dr. Lucas Nunes Ogliari
Macroprojeto associado à linha 2: Ensino e aprendizagem em ciências exatas
Título do Projeto: Tendências contemporâneas em ensino e aprendizagem de ciências exatas
Descrição: Este macroprojeto tem como objetivo central problematizar e potencializar os processos de construção dos saberes docentes e discentes relacionados às ciências exatas. Visa promover o estudo de novas tendências no ensino das ciências exatas no que tange os processos de ensino, de aprendizagem e de avaliação. Neste sentido, o macroprojeto contempla estudos interdisciplinares que buscam identificar, caracterizar, analisar, compreender, problematizar, inovar e publicizar distintas metodologias de ensino e recursos didáticos, bem como, materiais didáticos que articulam a informática e as tecnologias para o ensino e aprendizagem de ciências exatas. O macroprojeto articula as investigações desenvolvidas pelos pesquisadores pertencentes à linha de pesquisa Ensino e aprendizagem em ciências exatas, do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Exatas, da Universidade Federal do Rio Grande.
Natureza: Pesquisa
Membros do Projeto:
Profa. Dra. Fernanda Sauzem Wesendonk (coordenadora)
Prof. Dr. Luciano Silva da Silva
Prof. Dr. Fernando Kokubun
Prof. Dr. Gilber Ricardo Rosa
Profa. Dra. Karin Ritter Jelinek
Prof. Dr. Marcelo de Godoi
Prof. Dr. Rene Carlos Cardoso Baltazar Junior
Prof. Dr. Tobias Espinosa de Oliveira
Projetos de pesquisa/extensão/inovação
TÍTULO DO PROJETO: Rede escola-universidade online de pesquisa-formação com professores da área de Ciências das Natureza
O projeto busca constituir um processo de pesquisa-formação com professores em uma rede escola-universidade que oportunize diagnosticar e aperfeiçoar a educação online da área de Ciências da Natureza do Ensino Médio Público do RS. Para tal, abrange analisar as condições de acesso, produção de material didático e implementação de atividades pedagógicas no ensino de Ciências em tempos de pandemia e pós-pandemia. O caminho metodológico envolve a constituição da pesquisa-formação com professores em um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) da rede Escola-Universidade. No referido ambiente serão armazenados os registros escritos e gravados das ações, atividades e dos materiais cocriados e aperfeiçoados. Busca-se implementar e analisar os produtos educacionais, em salas de aulas do ensino médio, com materiais didáticos adequados aos recursos e interfaces tecnológicas disponíveis no contexto investigado. Nisso, engloba constituir espaço permanente de diálogo investigativo, em encontros síncronos e assíncronos, com reflexão sobre as práticas do ensino de Ciências no atual contexto pandêmico. Buscamos comunicar em seminários, publicações científicas e através de produtos educacionais experiências que potencializam ações pedagógicas e comunicacionais para o Ensino de Ciências para diferentes realidades do Estado do Rio Grande Sul - RS.
LINHA DE PESQUISA: Perspectivas curriculares contemporâneas para o Ensino de Ciências Exatas
DOCENTES PARTICIPANTES: Charles Guidotti (Responsável), Fernanda Trombetta da Silva e Fernanda Sauzem Wesendonk
NATUREZA: Pesquisa
INICÍO DE VIGÊNCIA: 01/10/2021
FINANCIAMENTO: FAPERGS
SITUAÇÃO: EM ANDAMENTO
TÍTULO DO PROJETO: Desenvolvimento de materiais avançados sustentáveis empregando resíduos industriais e suas aplicações tecnológicas e ambientais - CLUSTER INOVACLEAN-RS
A presente proposta visa criar o CLUSTER INOVACLEAN-RS, que tem como missão trabalhar em rede, principalmente no ecossistema da inovação no Rio Grande do Sul, permitindo que ICTs, empresas startups, spin-offs e empresas atuem de forma inovadora e consolidadas na resolução de problemas ambientais a fim de eliminar ou valorizar e/ou transformar resíduos industriais produzidos na nossa região. As soluções tecnológicas propostas preveem a produção de materiais inovadores sintetizados a partir dos resíduos que serão usados para: i) mitigar a concentração de CO2 na atmosfera através de seu aprisionamento e conversão em carbonatos (intermediário para a produção de policarbonatos); ii) produzir materiais capazes de degradar/reduzir contaminantes emergentes e ânions presentes em sistema de tratamento de água para consumo humano, não contemplados no tratamento convencional; iii) produzir aditivos inorgânicos para elastômeros visando a comercialização de materiais com maior resistência química e propriedades mecânicas adequadas respondendo à demandas cada vez mais exigentes do mercado.
LINHA DE PESQUISA: Ensino e Aprendizagem em Ciências Exatas
DOCENTES PARTICIPANTES: Gilber Ricardo Rosa (Responsável) e Fernanda Trombetta da Silva
NATUREZA: Inovação
INICÍO DE VIGÊNCIA: 01/12/2022
FINANCIAMENTO: FAPERGS
SITUAÇÃO: EM ANDAMENTO
TÍTULO DO PROJETO: Mostra de Ciências e do Conhecimento de Santo Antônio da Patrulha
A Mostra de Ciências e do Conhecimento de Santo Antônio da Patrulha (MCCSAP) é um movimento anual, de incentivo a meninos e meninas da Educação Básica para a atividade científica, cultural e tecnológica. Desde 2009 a MCCSAP assume um importante papel social, fomentando na cidade de Santo Antônio da Patrulha (SAP) a criatividade e a reflexão em estudantes e professores da Educação Básica, por intermédio do desenvolvimento de projetos investigativos, nos diferentes campos do saber.
LINHA DE PESQUISA: Perspectivas curriculares contemporâneas para o Ensino de Ciências Exatas
DOCENTES PARTICIPANTES: Charles Guidotti (Responsável), Fernanda Trombetta da Silva, Fernanda Sauzem Wesendonk e Fernando Kokubun
NATUREZA: Extensão
INICÍO DE VIGÊNCIA: 01/10/2020
FINANCIAMENTO: CNPQ
SITUAÇÃO: EM ANDAMENTO
TÍTULO DO PROJETO: Núcleo de Excelência em Catálise e Líquido Iônicos para o Desenvolvimento de Processos Químicos Sustentáveis
A Universidade Federal do Rio Grande (FURG) teve o projeto "Núcleo de Excelência em Catálise e Líquido Iônicos para o Desenvolvimento de Processos Químicos Sustentáveis" aprovado no edital do Programa de Núcleos de Excelência - FAPERGS/CNPq 12/2014 - PRONEX. A iniciativa é uma parceria de pesquisadores vinculados a Escola de Química e Alimentos de Rio Grande e de Santo Antônio da Patrulha com pesquisadores da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). O objetivo do projeto é o desenvolvimento de novos conhecimentos científicos e de tecnologia de processos catalíticos para a obtenção de produtos de alto valor agregado dentro de um processo de Química Verde (uso de solventes não voláteis, minimização de sub-produtos, reciclagem e aproveitamento de catalisador, catalisador altamente eficiente em termos de atividade e seletividade). Pretende-se a manutenção do Laboratório de Catálise Molecular localizado no Instituto de Química da UFRGS como centro de excelência e posição de destaque no cenário mundial em termos de conhecimento científico e tecnológico em líquidos iônicos, nanotecnologia e o fortalecimento do grupo emergente da FURG na área de catálise e nanotecnologia.
LINHA DE PESQUISA: Ensino e aprendizagem em Ciências Exatas
DOCENTES PARTICIPANTES: Gilber Ricardo Rosa (Responsável) e Marcelo de Godoi
NATUREZA: Pesquisa
INICÍO DE VIGÊNCIA: 01/01/2018
FINANCIAMENTO: CNPQ
SITUAÇÃO: EM ANDAMENTO
TÍTULO DO PROJETO: Educação Matemática e seus Entrecruzamentos com a literatura potencial
O projeto de pesquisa tem como objetivo estudar os possíveis entrecruzamentos da Educação Matemática com a Literatura Potencial, com vistas para a formação de professores e constituição dos sujeitos escolares. A inspiração do estudo deu-se no encontro com livros do OuLiPo (Oficina de Literatura Potencial), grupo de escritores franceses que se formou em 1960, com o intuito de fazer literatura não espontânea e que emprega formas e estruturas matemáticas para criar os textos.
LINHA DE PESQUISA: Perspectivas curriculares contemporâneas para o Ensino de Ciências Exatas
DOCENTES PARTICIPANTES: Suelen Assunção Santos (Responsável) e Karin Ritter Jelinek,
NATUREZA: Pesquisa
INICÍO DE VIGÊNCIA: 01/01/2020
FINANCIAMENTO: --
SITUAÇÃO: EM ANDAMENTO
TÍTULO DO PROJETO: Ensino e Aprendizagem em Ciências Exatas - Tendências, desafios e possibilidades
O presente projeto de pesquisa tem por objetivo investigar as diferentes tendências, desafios e possibilidades do ensino e da aprendizagem em Ciências Exatas, com vistas a promover e possibilitar a construção de conhecimentos específicos das áreas da Química, Física e Matemática. Para tanto, sua abordagem seguirá em três frentes de trabalho: para o ensino, sobre o ensino e sobre a formação de professores de Ciências Exatas. Assim sendo, seu aporte teórico transitará entre autores que versam sobre Ensino, Metodologias de Ensino, Práticas Pedagógicas, Teorias da Aprendizagem, Formação de Professores e Ciências Exatas. As investigações poderão emergir tanto de questões teóricas como de questões teórico-práticas, nos diferentes espaços onde a educação acontece, resultando na produção tanto de análises das tendências pedagógicas, quanto em produtos educacionais que emerjam como possibilidades de trabalho nos referidos campos de pesquisa. Suas metodologias poderão ser quantitativas e/ou qualitativas, envolvendo os mais diferentes instrumentos de coleta de dados, tendo em vista que serão selecionadas de acordo com a abordagem que será dada ao objeto de pesquisa em estudo.
LINHA DE PESQUISA: Perspectivas curriculares contemporâneas para o Ensino de Ciências Exatas
DOCENTES PARTICIPANTES: Patricia Ignacio (Responsável), Karin Ritter Jelinek, Fernando Kokubun, Luciano Silva da Silva, Marcelo de Godoi, Rene Baltazar Junior
NATUREZA: Pesquisa
INICÍO DE VIGÊNCIA: 01/01/2020
FINANCIAMENTO: --
SITUAÇÃO: EM ANDAMENTO
TÍTULO DO PROJETO: Experimentação Matemática como tendência em Educação Matemática
A experimentação está constantemente presente nas ações cotidianas da vida humana. Percebe-se isso tanto nos atos das crianças que objetivam conhecer o ambiente ao seu redor quanto nos jovens e adultos que experimentam para aperfeiçoar os seus conhecimentos e realizar descobertas. Contudo, percebe-se que ensino da Matemática na Educação Básica ainda se encontra sob a perspectiva da informação e transmissão e práticas que priorizam a experimentação ainda são escassas nas salas de aula. Contrapondo-se à perspectiva da informação e da transmissão, a experimentação constitui-se em uma metodologia que possibilita ao estudante criar hipótese e refletir sobre o que está sendo abordado, elaborando estratégias por meio da vivência, da observação e da criação. Nesta perspectiva, este projeto busca fomentar, através da metodologia da pesquisa-ação, entre professores da Educação Básica a utilização de materiais manipuláveis e outros recursos didáticos no desenvolvimento de atividades experimentais com o objetivo de promover entre os estudantes a construção de ideias, noções e conceitos matemáticos. Também almeja impulsionar os professores na compreensão do potencial metodológico desta tendência no que diz respeito ao desenvolvimento de habilidades como questionar, interagir, elaborar hipóteses, argumentos e conclusões de forma lúdica por parte dos estudantes.
LINHA DE PESQUISA: Perspectivas curriculares contemporâneas para o Ensino de Ciências Exatas e Ensino e aprendizagem em Ciências Exatas
DOCENTES PARTICIPANTES: Karin Ritter Jelinek (Responsável) e Rene Baltazar Junior
NATUREZA: Pesquisa
INICÍO DE VIGÊNCIA: 01/01/2020
FINANCIAMENTO: --
SITUAÇÃO: EM ANDAMENTO
TÍTULO DO PROJETO: Investigação sobre o uso de tecnologias para o desenvolvimento da autonomia dos estudantes nos processos de ensino e aprendizagem de matemática e física
Este projeto propõe investigar como diferentes tecnologias de hardware (smartphones, placas controladores, dispositivos eletrônicos, etc) e software (aplicativos e programas de computador) podem contribuir com os processos de ensino e aprendizagem em matemática e física, ao estimular a experimentação, criatividade e autonomia dos estudantes.
LINHA DE PESQUISA: Ensino e aprendizagem em Ciências Exatas
DOCENTES PARTICIPANTES: Luciano Silva da Silva (Responsável)
NATUREZA: Pesquisa
INICÍO DE VIGÊNCIA: 01/01/2020
FINANCIAMENTO: --
SITUAÇÃO: EM ANDAMENTO
TÍTULO DO PROJETO: Laboratório de Ensino de Ciências Exatas - LEACE: produção e desenvolvimento de planejamentos e materiais didático-pedagógicos em Tempos de Pandemia
O Laboratório de Ensino de Ciências Exatas - LEACE tem por objetivo oferecer um ambiente/espaço para estudos, criação, planejamento, pesquisa, acervo e desenvolvimento de planejamentos e de materiais didático-pedagógicos para os alunos das disciplinas de Organização Escolar e Trabalho Docente, Oficinas em Ciências Exatas I e II, Tutorias I e II e Estágios I e II, do Curso de Licenciatura em Ciências Exatas. O mesmo foi engendrado em 2019, em virtude das demandas dos alunos nas ações de planejamento que buscam a criação de estratégias de ensinagem e o desenvolvimento de produtos educacionais nas disciplinas mencionadas. Assim sendo, seus estudos tem como aporte teórico autores que versam sobre Ensino, Metodologias de Ensino, Planejamento, Práticas Pedagógicas, Teorias da Aprendizagem, Formação de Professores e Ciências Exatas. Em relação ao Ensino, o LEACE se propõe a oferecer um espaço para estudo, criação, socialização e desenvolvimento de planejamentos e produtos educacionais (sequências didáticas, jogos, oficinas, mini projetos, entre outros), que envolvam os processos de ensino e aprendizagem nas áreas da Química, Física e Matemática, para as disciplinas acima mencionadas.
LINHA DE PESQUISA: Perspectivas curriculares contemporâneas para o Ensino de Ciências Exatas e Ensino e aprendizagem em Ciências Exatas
DOCENTES PARTICIPANTES: Patricia Ignacio (Responsável) e Marcelo de Godoi
NATUREZA: Extensão
INICÍO DE VIGÊNCIA: 01/01/2020
FINANCIAMENTO: --
SITUAÇÃO: EM ANDAMENTO