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Universidade Federal do Rio Grande

Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Exatas

Instituto de Matemática, Estatística e Física

PPGECE

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Apresentação

O Programa

Área de concentração: Ensino de Ciências e Matemática

Modalidade: Profissional 

Missão: 

Formar professores-pesquisadores nas áreas das Ciências Exatas, visando o desenvolvimento de competências para a pesquisa desde a sala de aula, a prática docente reflexiva e o uso de práticas pedagógicas associadas ao ensino de Química, Física e Matemática, contribuindo para a melhoria da Educação Básica local, regional e nacional, na perspectiva do desenvolvimento sustentável, da inclusão social e da democratização do conhecimento. 

Visão: 

Ser reconhecido regional e nacionalmente como um programa de excelência na pesquisa e na formação acadêmica-profissional de professores-pesquisadores na área do Ensino de Ciências Exatas. 

 

Objetivo do Curso:

Como objetivo geral, este Pós-Graduação busca ofertar aos professores da Educação Básica e Superior uma possibilidade de preparação profissional pesquisador-docente em nível de mestrado na área do Ensino de Ciências Exatas, oportunizando o desenvolvimento de pesquisas e práticas de caráter interdisciplinar que aproximem os conhecimentos e recursos da Universidade, com as práticas pedagógicas próprias do campo escolar contemporâneo. Com isso, almeja-se desenvolver e fomentar processos educacionais, que articulem conhecimentos teóricos e didático-pedagógicos próprios das Ciências Exatas, para a qualificação da ação docente e do processo de ensino e aprendizagem.

Como Objetivos Específicos, este Programa se propõe a:

• Promover a formação de docentes pesquisadores no que tangem aos aspectos pedagógicos e de conhecimentos específicos das áreas das Ciências Exatas, por meio de ações que promovam o desenvolvimento de competências para a pesquisa em sala de aula, a prática docente reflexiva e o uso de práticas pedagógicas aplicadas a Química, Física e Matemática.

• Oportunizar o acesso e o fomento a pesquisas e experiências inovadoras que envolvam a dinâmica do ensinar e do aprender, favorecendo a atualização permanente na área do Ensino das Ciências Exatas e sua articulação com a prática escolar exercida pelo docente pesquisador em seu campo profissional.

• Promover o estudo e o desenvolvimento de materiais didáticos relacionados às Ciências Exatas, tais como mídias digitais (vídeos, blogs, páginas, simuladores, ...), experimentos, sequências didáticas, jogos, objetos de aprendizagem, dentre outros.

Perfil do profissional a ser formado:

Ao concluir este curso de Pós-graduação, o egresso deve ter desenvolvido conhecimentos específicos e pedagógicos adquiridos por meio da realização das diferentes disciplinas, bem como, por seu envolvimento em pesquisas no âmbito educacional. Tais conhecimentos devem proporcionar que este sujeito problematize, de forma crítica e reflexiva, suas práticas pedagógicas, que desenvolva competências que o sensibilize em relação às mudanças científicas e tecnológicas pelas quais atravessa a escola contemporânea e, que, com isso, possa contribuir para a melhoria e inovação do ensino e da aprendizagem no campo da Educação em Ciências Exatas.

Créditos:

Para defesa de dissertação o estudante deve ter cumprido, pelo menos, 24 créditos distribuídos entre as disciplinas obrigatórias e as opcionais. A defesa da dissertação corresponde a 6 créditos, totalizando assim, um mínimo total de 30 créditos.

Prazo para defesa:

O curso terá uma duração média de quatro semestres letivos, 24 meses, com mínimo para conclusão de 12 meses e máximo de 30 meses.

Trabalho de Conclusão:

Para o trabalho de conclusão do mestrado, tendo em vista tratar-se de um mestrado profissional, espera-se que o mestrando desenvolva um produto educacional, que possa ser utilizado em distintos espaços educativos. Assim, a dissertação produzida – de responsabilidade individual do aluno, sob a orientação de um professor – deverá envolver produtos educacionais voltados às Ciências Exatas como, por exemplo, mídias digitais (vídeos, blogs, páginas, simuladores, ...), experimentos, sequências didáticas, jogos, objetos de aprendizagem, dentre outros.

Ingresso e Processo seletivo:

O processo de seleção para Mestrado Profissional ocorre anualmente mediante Edital, sendo as vagas distribuídas nas duas linhas de pesquisa do Programa. Ao longo do processo seletivo são consideradas a capacidade de reflexão e argumentação escrita dos candidatos, por meio de prova; a produção intelectual dos candidatos, por meio do currículo Lattes; e o autoconhecimento dos candidatos, por meio de
memorial descritivo e entrevista.

Seleção para Aluno Especial:

O Programa abre o processo seletivo de aluno especial para disciplinas isoladas do curso de Mestrado em Ensino de Ciências Exatas semestralmente. O processo seletivo acontece a partir de um edital simplificado, tendo por base o currículo Lattes do candidato e uma carta de intenção, justificando a escolha e o interesse em cursar a disciplina escolhida.

Administração

A estrutura do Programa conta com uma Coordenação de Curso, uma Comissão de Pós-Graduação e uma Secretaria.

COORDENAÇÃO DE CURSO

Coordenador: Prof. Dr. Charles dos Santos Guidotti

Coordenador Adjunto: Prof. Dr.  Lucas Ogliari

COMISSÃO DE PÓS-GRADUAÇÃO

Prof. Dr. Charles dos Santos Guidotti

Prof. Dr. Lucas Ogliari 

Prof. Dr. João Batista Siqueira Harres (representante da linha I)

Profa. Dra. Karin Ritter Jelinek  (representante da linha II)

Profa. Carla Jordana Rönnau (Representante discente)

SECRETARIA

Estagiária: Enêliça Ramalho Macedo

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