Área de concentração: Ensino de Ciências e Matemática
Modalidade: Profissional
Missão:
Formar professores-pesquisadores nas áreas das Ciências Exatas, visando o desenvolvimento de competências para a pesquisa desde a sala de aula, a prática docente reflexiva e o uso de práticas pedagógicas associadas ao ensino de Química, Física e Matemática, contribuindo para a melhoria da Educação Básica local, regional e nacional, na perspectiva do desenvolvimento sustentável, da inclusão social e da democratização do conhecimento.
Visão:
Ser reconhecido regional e nacionalmente como um programa de excelência na pesquisa e na formação acadêmica-profissional de professores-pesquisadores na área do Ensino de Ciências Exatas.
Objetivo do Curso:
Como objetivo geral, este Pós-Graduação busca ofertar aos professores da Educação Básica e Superior uma possibilidade de preparação profissional pesquisador-docente em nível de mestrado na área do Ensino de Ciências Exatas, oportunizando o desenvolvimento de pesquisas e práticas de caráter interdisciplinar que aproximem os conhecimentos e recursos da Universidade, com as práticas pedagógicas próprias do campo escolar contemporâneo. Com isso, almeja-se desenvolver e fomentar processos educacionais, que articulem conhecimentos teóricos e didático-pedagógicos próprios das Ciências Exatas, para a qualificação da ação docente e do processo de ensino e aprendizagem.
Como Objetivos Específicos, este Programa se propõe a:
• Promover a formação de docentes pesquisadores no que tangem aos aspectos pedagógicos e de conhecimentos específicos das áreas das Ciências Exatas, por meio de ações que promovam o desenvolvimento de competências para a pesquisa em sala de aula, a prática docente reflexiva e o uso de práticas pedagógicas aplicadas a Química, Física e Matemática.
• Oportunizar o acesso e o fomento a pesquisas e experiências inovadoras que envolvam a dinâmica do ensinar e do aprender, favorecendo a atualização permanente na área do Ensino das Ciências Exatas e sua articulação com a prática escolar exercida pelo docente pesquisador em seu campo profissional.
• Promover o estudo e o desenvolvimento de materiais didáticos relacionados às Ciências Exatas, tais como mídias digitais (vídeos, blogs, páginas, simuladores, ...), experimentos, sequências didáticas, jogos, objetos de aprendizagem, dentre outros.
Perfil do profissional a ser formado:
Ao concluir este curso de Pós-graduação, o egresso deve ter desenvolvido conhecimentos específicos e pedagógicos adquiridos por meio da realização das diferentes disciplinas, bem como, por seu envolvimento em pesquisas no âmbito educacional. Tais conhecimentos devem proporcionar que este sujeito problematize, de forma crítica e reflexiva, suas práticas pedagógicas, que desenvolva competências que o sensibilize em relação às mudanças científicas e tecnológicas pelas quais atravessa a escola contemporânea e, que, com isso, possa contribuir para a melhoria e inovação do ensino e da aprendizagem no campo da Educação em Ciências Exatas.
Créditos:
Para defesa de dissertação o estudante deve ter cumprido, pelo menos, 24 créditos distribuídos entre as disciplinas obrigatórias e as opcionais. A defesa da dissertação corresponde a 6 créditos, totalizando assim, um mínimo total de 30 créditos.
Prazo para defesa:
O curso terá uma duração média de quatro semestres letivos, 24 meses, com mínimo para conclusão de 12 meses e máximo de 30 meses.
Trabalho de Conclusão:
Para o trabalho de conclusão do mestrado, tendo em vista tratar-se de um mestrado profissional, espera-se que o mestrando desenvolva um produto educacional, que possa ser utilizado em distintos espaços educativos. Assim, a dissertação produzida – de responsabilidade individual do aluno, sob a orientação de um professor – deverá envolver produtos educacionais voltados às Ciências Exatas como, por exemplo, mídias digitais (vídeos, blogs, páginas, simuladores, ...), experimentos, sequências didáticas, jogos, objetos de aprendizagem, dentre outros.
Ingresso e Processo seletivo:
O processo de seleção para Mestrado Profissional ocorre anualmente mediante Edital, sendo as vagas distribuídas nas duas linhas de pesquisa do Programa. Ao longo do processo seletivo são consideradas a capacidade de reflexão e argumentação escrita dos candidatos, por meio de prova; a produção intelectual dos candidatos, por meio do currículo Lattes; e o autoconhecimento dos candidatos, por meio de
memorial descritivo e entrevista.
Seleção para Aluno Especial:
O Programa abre o processo seletivo de aluno especial para disciplinas isoladas do curso de Mestrado em Ensino de Ciências Exatas semestralmente. O processo seletivo acontece a partir de um edital simplificado, tendo por base o currículo Lattes do candidato e uma carta de intenção, justificando a escolha e o interesse em cursar a disciplina escolhida.